15.1.07

O mundo está mudando

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, visitou Manágua neste domingo,onde se encontrou com o recém-eleito presidente nicaragüense Daniel Ortega. Ortega, que no início dos anos 80 fez parte da guerrilha que acabaria por protagonizar um golpe de curta duração na Nicarágua, foi saudado por Ahmadinejad como um companheiro na oposição aos Estados Unidos. Os dois líderes percorreram subúrbios pobres da capital.

O encontro entre os presidentes ocorre no momento em que a tensão existente entre Estados Unidos e Irã é crescente, em grande parte devido à desconfortável posição do exército americano no Iraque. Embora o governo americano negue a intenção de atacar o território do Irã, o bombardeio de uma embaixada iraniana em Arbil, no Iraque, na última quinta-feira, levantou receios quanto às possíveis reações do governo de Ahmadinejad. Apesar de negar oficialmente o desenvolvimento de armas atômicas, o governo em Teerã já informou que não abrirá mão de seu programa nuclear, posição que preocupa a vizinha Israel, único país abertamente aliado aos Estados Unidos na região.

A relação do Irã com países latino-americanos não se restringe à Nicarágua. Antes de ir se encontrar com Daniel Ortega, Ahmadinejad visitou o presidente venezuelano Hugo Chávez, com quem também possui proximidade. A visita ao continente sul-americano - a segunda nos últimos quatro meses - aponta para a consolidação de uma divisão mundial não-religiosa e não-ideológica, baseada no maniqueísmo pró ou contra Estados Unidos. "Nós temos que dar as mãos uns aos outros. Nós temos interesses, objetivos e inimigos em comum", disse o presidente iraniano ao posar ao lado de Ortega.

Nenhum comentário: