12.2.07

Como se forja um conflito

"Não é verdade. E não é justo. O Irã não forneceu aquelas armas. Isso lembra as primeiras declarações dos Estados Unidos contra Saddam Hussein, sobre as armas de destruição em massa".
A declaração, de um diplomata iraniano no Iraque, é mais uma das afirmações sem rosto que proliferam nesse conflito que parece apenas intensificar-se. Também não tem nome os militares de alta patente que entregaram as fotos de munição de suposta origem iraniana à imprensa.

De declaração em declaração, as nuvens vão condensando e escurecendo o céu do Irã. A via diplomática parece um caminho improvável para se evitar um conflito maior no Oriente Médio - um conflito que parece estar sendo forjado há algum tempo, como já defendeu Gorbachev, citado por Nelson Franco Jobim em seu blog, e Seymour Hersh, da CNN, já em 2005. Colin Powell, ex-secretário de Estado dos EUA, admite - em interessante reportagem publicada na Newsweek esta semana - que Bush não tem intenções de lidar com um governo que não reconhece. "Não há como negociar quando você diz à outra parte: 'dê-nos o que uma negociação produziria antes que a negociação comece'."

Por outro lado, é interessante a escolha de Robert Gates para o Departamento de Defesa americano. Gates não se tornou diretor da CIA em 1987, como seria natural, devido ao seu possível envolvimento no caso Irã-Contras. À época, as relações com o Irã deveriam ser melhores - ou pelo menos o tráfico de armas com o país árabe tinha uma boa razão, naqueles tempos da Guerra Fria que ele diz "quase" sentir saudades hoje. As acusações de terrorismo (a CIA estaria usando o Irã para patrocinar um golpe de direita na Nicarágua) ainda são lembradas pelos iranianos. Ainda segundo a Newsweek, um diplomata que esteve envolvido nas últimas negociações entre Irã e Estados Unidos, representando os primeiros, disse querer evitar um "Irãgate 2".

Existe uma verdade sendo fabricada, no momento. Sua ligação com os fatos e os tons que vai adquirir se revelarão com o tempo. Mas é muito possível que estejamos assistindo, já há algum tempo, a um conflito sendo forjado.

Nenhum comentário: